Cerimónias da “Paixão e Morte do Senhor” na Igreja Matriz (fotos)

D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga, presidiu esta sexta-feira à Celebração da Paixão que decorreu na igreja Matriz, que acolheu durante a cerimónia dezenas de fiéis. O padre Avelino Castro, prior da Matriz auxiliou na celebração.

O clérigo sublinhou que “a Paixão e a Morte na Cruz constituem o mais iníquo de todos os julgamentos. Jesus contrariava a justiça dos príncipes dos sacerdotes e dos doutores da lei e dos fariseus, proclamando a verdade, a liberdade, o amor e a paz. Os judeus preferiram as suas conveniências e levaram Jesus ao tribunal religioso e ao tribunal político. Até pelo julgamento da multidão em massa foi condenado. Ouviu-se um grito: “À morte, crucifica-o”. E Pilatos consumou a condenação”.

As cerimónias religiosas prosseguem na Igreja Matriz até à noite, com a veneração do Senhor Morto, o sermão do Enterro e o canto da Verónica. Sábado na Vigília Pascal às 21h, e no domingo de Páscoa, a partir das 10h a Missa da Ressurreição.

As celebrações são transmissão pelas plataformas digitais – Facebook e Youtube – da paróquia da Matriz, “possibilitando a sua chegada as casas dos poveiros e a todos os cantos do mundo, divulgando e levando cada vez mais longe este legado que os nossos antepassados há mais de 330 anos nos deixaram”, sublinha a Confraria do Santíssimo Sacramento.

Fotos José Alberto Nogueira