Jornadas Intermunicipais Sociais – “Mais amor, mais saúde (mental)”

0
873

No dia 8 de maio, as Redes Sociais dos Concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim vão promover as XIV Jornadas Intermunicipais Sociais, com o tema “Mais amor, mais saúde (mental)”, que visa criar um espaço de reflexão e partilha em torno das questões da saúde mental e que contará com a presença de especialistas convidados.

O Auditório Municipal de Vila do Conde vai albergar esta iniciativa, que está prevista começar às 9h00, com a abertura do secretariado.

Logo de seguida, às 9h30 decorrerá a conferência inaugural, cujo tema, é o mote destas jornadas e que terá como convidada Maria João Padrão, diretora clínica da ID Clinics e Membro da Associação Portuguesa de Psicanalise e Psicoterapia Psicoanalítica.

A sessão de boas vindas, terá início às 10h15 será presidida pelos presidentes das câmaras de Vila do Conde e Póvoa de Varzim e ainda pelo presidente do conselho de administração da USL Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Gaspar Pais.

A conversa que se segue tem como tema “desafios à saúde mental ao longo do ciclo vital” e começa às 11h00. Os convidados para abordar a temática são: Hugo Rodrigues, da USL Alto Minho, EPE e Pediatra para todos; Francisco Machado, da Universidade da Maia; João Feliz, do Centro de Respostas Integradas e CRI Porto Ocidental; Constança Paúl, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. A moderação fica a cargo de David Morreira, da USL Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

Já depois do almoço, às 14h30, o tema da próxima conversa é “construindo resiliência no Séc. XXI: O papel da prevenção e da promoção da saúde mental. Os deste painel são: Sofia Ramalho, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Paula Portugal do projeto ATIVAMENTE e da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto; Inês Rothes, do programa PLENA_MENTE e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Como moderadora estará Gisela Leiras, adjunta da diretora clínica dos cuidados de saúde primários para a área da saúde pública da USL Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

Depois do debate marcado para as 15h45, o Auditório Municipal de Vila do Conde recebe o humorista António Raminhos, às 16h00, com a iniciativa “Rir é o melhor remédio”.

O encerramento destas jornadas terá os discursos das presidentes do Conselho Local da Ação Social da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Andrea Silva e Carla Peixoto.

A inscrição para o evento é gratuita e obrigatória e deve ser efetuada em https://forms.gle/WBDVgAJ6oGznaRwQ7.