Laúndos abre parque de compostagem de resíduos verdes

0
621
Foto: Lipor

Na passada segunda-feira, foram inaugurados dois equipamentos do sistema de gestão integrada de resíduos da LIPOR: o Parque de Compostagem de Resíduos Verdes e a Unidade de Microdigestão de Biorresíduos, ambos localizados na freguesia de Laúndos.

O novo Parque de Compostagem de Resíduos Verdes de Laúndos com cerca de 13 400 m2, nasceu com o objetivo de tratar resíduos verdes recolhidos seletivamente nos municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, respeitando a abordagem integrada e circular dos biorresíduos. Estima-se que este parque consiga receber 8.000 toneladas de resíduos verdes por ano, o que correspondendo a uma capacidade de produção de composto anual superior a 2.000 toneladas por ano.

Esta unidade de valorização local de resíduos alimentares provenientes de recolha seletiva no município, nos setores residencial e não-residencial (estabelecimentos HORECA), serve cerca de 18.000 habitantes e apresenta uma capacidade nominal de 2,5 toneladas/dia de resíduos alimentares, o equivalente a cerca de 900 toneladas/ano.

A Unidade de Microdigestão teve um investimento de 760 mil euros e foi financiada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Os dois equipamentos apoiados por fundos comunitários, visam atingir a meta de preparação para reutilização e reciclagem, que em 2030 terá de alcançar 60% do total de resíduos produzidos.

Na inauguração marcaram presença várias dezenas de pessoas, entre as quais Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da LIPOR.