“Nós pela Capela”

528

SOFIA TEIXEIRA

A iniciativa “Nós pela Capela” que tem vindo a acontecer com alguma frequência em Argivai é de louvar. Apoiada pela Junta de Freguesia, organizada pelo Sr. Padre Avelino Castro e com o incansável apoio de um grupo voluntário de pessoas desta freguesia, a iniciativa tem vindo a lançar cartas no panorama da freguesia.

Como o próprio nome indica o objectivo primordial desta inicativa é o de angariar fundos para a recuperação da Capela da Nossa Senhora do Bom Sucesso, um dos ex-libris dos Argivaienses.

As diferentes actividades à volta desta iniciativa já incluiram artistas convidados na área da música, muita folia, jantares e lanches, uma amostra de diversos produtos que incluíam artesanato tradicional (algum do qual feito por habitantes de Argivai) que foram incluidos numa exposição para venda, no salão paroquial da freguesia.

A adesão tem sido muito positiva e o objectivo principal está a ser alcançado, degrau a degrau. Sem dúvida que quando todos se unem por uma boa causa, a vitória torna-se mais fácil de alcançar. Nas minhas deambulações tenho-me apercebido e para grande alegria minha como argivaiense de alma e coração que sou, que as pessoas falam com muito agrado destas iniciativas, mostrando sempre interesse em próximas que possam vir a acontecer, tal como a que se realizou neste passado sábado.

É notória a união da comunidade em prol do bem comum. Todos ajudam com o que podem, sendo também uma forma de serem criados momentos de comunhão entre diferentes gerações. Para alguns habitantes de mais idade, é também uma forma de se divertir e sorrir. Há algo melhor do que um sorriso?

Esta brilhante iniciativa de “Nós pela Capela” vai já na quinta apresentação. Numa destas vezes, recordo-me perfeitamente de uma senhora querida da freguesia, que participou feliz, descontraída e animada. Quis porém o destino que no dia seguinte e sem que nada o fizesse prever, falecesse. Dá-nos algum conforto pensar que essa noite, anterior à sua partida, a senhora esteve muito feliz e distraida num momento de verdadeira comunidade. Para muitos que com ela estiveram foi uma espécie de despedida. Paz à sua alma.

Sempre considerei e considero que tudo se deve fazer em prol das pessoas, em prol das tradições, em prol dos sorrisos. A vida é tão curta e muitas vezes percebemos isso demasiado tarde. Bem hajam iniciativas destas que tanto beneficiam tudo e todos. Sorrisos e abraços nunca são demais!

Os fundos conseguidos nesta iniciativa, serão usados na recuperação urgente da capela, cuja situação se tem vindo a deteriorar, quer no interior afectando a arte sacra, quer no aspecto exterior, com telhado novo e pintura recuperativa urgente.

Esta capela da Nossa Senhora do Bom Sucesso faz parte do património histórico do nosso concelho e a sua festa tradicional é considerada uma das mais importantes de Argivai. Construida no séc. XVIII, aumentada e reconstruida em 1866, guarda devoção à Nossa Senhora do Bom Sucesso, antiga matriz da Póvoa de Varzim. A sua celebração acontece no primeiro domingo depois da Páscoa.

É do interesse de todos preservar a nossa história, a nossa identidade, o nosso património material e imaterial. Existimos da junção de tudo isto, somos um conjunto de passados, vivemos o presente e só preservando e respeitando o que nos identifica é que poderemos pensar num futuro cujos alicerces sejam seguros e se perpetuem para gerações vindouras.

Num futuro artigo escreverei mais em pormenor sobre a importância histórica desta bela capela.

Até lá, que venham mais iniciativas tão enriquecedoras como “Nós pela Capela”!