Nova subida dos combustíveis prevista para segunda-feira

0
1299

Os preços dos combustíveis vão aumentar na próxima semana adianta o site Multinews, o qual adianta que “a evolução das cotações em euros aponta para um aumento dos preços até dois cêntimos por litro tanto no gasóleo como na gasolina”. Este será o sexto aumento desde o início do ano.

Igualmente e segundo a mesma fonte, “os preços dos postos junto aos hipermercados também seguem as tendências de mercado. A tendência da próxima semana será para uma subida de 0,0161 euros na gasolina e um aumento de 0,0172 euros no gasóleo”.

Em 2022, o preço do gasóleo já subiu em 12 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina já sofreu um aumento de 10 cêntimos, e ainda sem as atualizações da próxima semana.

Segundo a notícia da Multinews, a subida dos preços deverá continuar, “porque o petróleo já não estava tão caro desde 2014. O barril de Brent, referência para a Europa, esteve a cotar a 91 dólares esta segunda-feira e previsões como as do Goldman Sachs sugerem que o barril chegará aos 100”, e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) não prevê aumentar os níveis de produção de petróleo além do esperado aumento de 400.000 barris por dia. Outro fator que explica a atual alta do preço dos combustíveis está na tensão entre a Rússia e a Ucrânia.

Como exemplo é apontado que “um depósito de 60 litros de gasolina custa agora mais 6 euros do que na primeira semana de janeiro, enquanto para atestar um depósito de gasóleo são precisos mais 7 euros do que há cinco semanas”.

Portugal com a 8ª gasolina mais cara da União Europeia

Entretanto, o último boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia revela que Portugal tem a oitava gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia, 8 cêntimos acima da média europeia e 22 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição do ranking europeu.

Sobre a diferença de preço dos combustíveis entre Portugal e Espanha, resulta da carga fiscal. Sem impostos, o preço da gasolina 95 até é mais barato em solo português e ficaria por 78 cêntimos, mais barata do que os 80 cêntimos em Espanha, também sem impostos.