Dia Mundial da Dança – Opinião de Ana Marques

0
613

Dia Mundial da Dança acaba por ser um dia importante, porque faz com que haja uma envolvência e um assunto do dia virado para a nossa arte, para a Dança.

A Dança que em Portugal tem ganho a sua posição e tem ganho o seu destaque, o seu reconhecimento.

Tendo em conta que a nível artístico nós trabalhamos muito e acabamos por ainda não conseguir o verdadeiro destaque a nível comum, a Dança é vista como arte e não só a arte, mas também como um desporto, porque nós temos atletas que treinam todos os dias e, portanto, isto implica também já uma gestão diária dos nossos bailarinos, com rotinas muito bem definidas para que realmente os sucessos e os resultados sejam visíveis.

Mas, o Dia Mundial da Dança vem de qualquer das formas marcar a importância daquilo que nós fazemos, marcar a importância da nossa arte, da nossa cultura a nível da arte que fazemos, de espetáculos e de todas as dimensões e das mais variadas formas que a dança se pode manifestar. No nosso caso enquanto AM Dance Studio, todos nós trabalhamos com crianças desde os 3 anos até, portanto, não há limite de idade e percebemos que esta paixão pela Dança envolve todos, envolve famílias, envolve sonhos e envolve também uma prática social muito importante, porque naturalmente, nem todos os alunos que estão a dançar connosco querem seguir Dança, mas a Dança para muitos, é como um escape é um refúgio. Portanto, é uma forma de eles se sentirem bem com eles mesmos lhes dar motivação, autoestima, segurança de os colocar também à prova em algumas situações e, portanto, isto também os ajuda a crescer e ajuda a que os nossos alunos cresçam de uma forma mais consciente, mais direcionada, mais objetiva, no fundo, com um bocadinho mais de responsabilidade, porque a dança também incute isso mesmo. A própria responsabilidade daquilo que é feito faz crescer, portanto, a Dança educa também e ajuda os jovens a crescerem de uma forma mais feliz. Já dizia a célebre frase que quem dança é mais feliz e, portanto, eu acredito muito nisso. Acredito que quem dança tem realmente uma felicidade maior, porque a Dança permite libertar os sentimentos através do movimento e daquilo que nós fazemos podemos expressar muitos sentimentos.

Mas sim, a Dança no meu caso, enquanto professora e diretora do AM a Dança Studio é a minha vida, e eu posso dizer que faço aquilo que gosto e que sempre sonhei fazer. Portanto, o Dia Mundial da Dança sim, deve ser celebrado. Sempre relembrado, falado e nunca devemos desistir dos nossos sonhos e trabalhar pelo reconhecimento daquilo que é feito.

 Ana Marques, AM Dance Studio