Terça-feira, Maio 21, 2024

Novas ferramentas de investimento democratizam o acesso aos mercados

Se ainda há poucos anos era necessário dar ordens aos Bancos ou instituições bancárias para que estes pudessem comprar ou vender as ações solicitadas, a realidade é que, atualmente, este mercado está totalmente diferente. Ao ponto de até já ser possível conseguir investir com poucos cliques no telemóvel e com taxas baixas ou até mesmo nulas.  

Não restam dúvidas que o papel da tecnologia e do aumento de mercados financeiros motivaram isso mesmo. Exemplo disso é que a plataforma Margex até já permite que possa investir em mercados de criptomoedas – não existentes há poucos mais de uma década. Ora, por esse motivo, fará todo o sentido compreender quais são as ferramentas de investimento que mais têm despertado interesse de investidores e traders e como estes poderão ajudar em todo o processo de decisão de compra/ venda.  

Plataformas de trading cada vez mais completas  

Atualmente, qualquer que seja a corretora licenciada, esta já vai permitir que possa encontrar diferentes ferramentas para investir. Quer seja “stop loss”, análise analítica ou gráfica, estatísticas, gráficos ou indicações como volume de transações, a realidade é que terá, num único espaço, as informações que mais necessita para ir mais longe em todo o processo de investimento online.  

Naturalmente, para que possa tomar as melhores decisões, será necessário que avalie e estude muito bem as diferentes ferramentas. Para tal, com cada vez maior frequência, já se percebe que é realmente possível usar contas demos grátis, das próprias corretoras. Tal leva a que possa testar as diferentes possibilidades, conseguindo ir assim mais além, quando estiver a investir ou fazer trading na realidade.  

  • Conceito de rede social para investimento também cresce 

Apesar de ser uma novidade, a realidade é que já existem plataformas de investimento e corretoras de elite que estão a permitir que possa ter uma componente de rede social, enquanto investe. Tal significa que, por exemplo, não terá custos em poder acompanhar todas as transações e decisões que traders conceituados, dentro dessa mesma rede, estão a fazer. Ou seja, poderá acompanhar os utilizadores que já provaram ser especialistas num determinado mercado.  

Somando a isso, poderá não só seguir outros investidores, mas também ter acesso aos “posts” e novas notícias que estejam relacionadas com um determinado ativo financeiro. Tudo isto leva a que possa estar melhor preparado no momento de fazer os seus investimentos, estando sempre informado. Tal leva a que também compreenda melhor porque um determinado ativo está a subir ou a descer, por exemplo. 

  • Novos conceitos como CFDs ou alavancagem ganham popularidade 

Ora, através dessa maior liberdade que a tecnologia e as novas plataformas estão a entregar, agora também é possível ter acesso a novas formas de investimento que, para além de dar chance de poder estar a negociar com mais, a realidade é que também vão deixar o investidor mais exposto. Exemplo disso mesmo é o conceito cada vez mais popular de alavancagem. Como o nome diz, estará a alavancar uma determinada posição, aceitando uma exposição superior ao saldo que tem com a sua conta. 

Em adição, também terá oportunidade de, ao invés estar a dar ordens diretamente para um mercado, possa estar a negociar de forma direta com a corretora que escolheu. Tal é possível com os contratos diferenciais. Claro que, mais uma vez, quanto maior for a sua informação, melhores decisões vai tomar. Até porque, com o aumento de popularidade das criptomoedas, existem já plataformas que permitem que possa fazer staking de criptomoedas ou até emprestar os seus criptoativos. O segredo estará em sempre estar muito bem informado, tentando assim garantir sempre o melhor risco/ benefício. 

 

Artigos Relacionados

MAIS/Semanário